O Brasil periodicamente chama seus
profissionais em educação para que através de alguns manuais de ensino posso
escolher qual deles é melhor aplicado aos alunos de escolas publicas; ocorre
que em Portugal este profissional é obrigado pelo estado a escolher qual o
conteúdo será aplicado aos estudantes e seu conteúdo em hipótese alguma pode
ser mudado, caso contrario a punição é a demissão. Já no Brasil apesar de os
professores serem chamados para a montagem do currículo escolar este sofre
inúmeras mudanças ate que o livro chegue a sala de aula, tornando totalmente
desvinculado o ensino brasileiro, já que as grandes editoras é quem ditam as
regras, com grandes subornos aos que detém o poder de decidir quem vai fornecer
os livros para as escolas publicas do Brasil, com isso o que vemos é livros com
baixo poder de conteúdo, erros grotesco de grafia, dentre outros. Apesar de no
currículo brasileiro constar que o ensino pode valer-se do outros recursos
didáticos e paradidáticos no intuito de que o aluno aprenda da melhor forma possível, falta para
o Ministério da Educação estruturar, aparelhar e capacitar o educador para que
este posso conhecer esta ferramenta tecnológica que é a INTERNET para que ao
mostrar ao aluno e de a ele os caminhos corretos de uso; o que vemos atualmente
é um aluno sem auxilio e sem esta ajuda que de suma importância o estudante
fica sem saber de fato o que se deve pesquisar. Em Portugal as escolas já
dispõem de um SOFWERE educativo a duas décadas, já é hora do Brasil implantar
este sistema de educação em seu processo de ensino publico, pois somente assim
é que o professor devidamente capacitado.
Fino, ao mostrar “A ficha de avaliação
proposta por Fábia Magali Vieira” foi interpretado de forma totalmente
distorcida, já que sua intenção era de poder contribuir e mostrar que existem
software educativos para os anos iniciais, tal conclusão equivocada se deu por
conta de que seu alunado não estava preparado para conviver com tais novidades,
falta para este alunado ser trabalhado melhor seu construtivismo, contudo
comprova-se que ter os conhecimentos básicos em informática é
fundamental para qualquer um, já que a tecnologia está intrinsecamente em nosso
dia-a-dia. Hoje, é possível fazer quase tudo através de um computador e, quem
não sabe nem como acessar a internet – porque, acredite, tem gente que ainda
não sabe – com certeza ficará para trás. O curso básico de informática ainda é
o mais procurado atualmente e as escolas de cursos profissionalizantes ainda
investem pesado nessa área. Conhecer o computador e seu sistema operacional,
desde ligar e criar pastas na área de trabalho até às funções um pouco mais
complexas; aprender a digitar de forma correta e, aos poucos, de forma mais
ágil; acessar a internet; conhecer e utilizar alguns programas do pacote Office
(Word, Power Point, Excel), esses são alguns dos assuntos que são abordados num
curso de informática básica e são, sem dúvidas, de extrema importância para dar
o pontapé inicial nesse universo da informação e tecnologia. Um curso básico de
informática varia de 50 a 100 reais, mas existem instituições aliadas com o
governo e/ou prefeitura que oferecem esses cursos de informática totalmente
gratuitos. Vale à pena procurar onde são oferecidos cursos gratuitos em sua
cidade ou até mesmo investir nas escolas particulares de cursos
profissionalizantes. A importância do curso de informática está relacionada principalmente
com a necessidade que o mercado de trabalho tem de pessoas que saibam como
manusear um computador e suas funções. O fato é que muita gente sabe como
manusear um computador, já que segundo uma pesquisa feita pelo Ibope em
dezembro de 2012, existem 94,2 milhões de pessoas com acesso à rede mundial de
computadores no Brasil e, por existir tanta gente assim é que o mercado está
carente de profissionais que saibam mais que os demais.
Ficou legal esta postagem - mantenha. Parabéns!
ResponderExcluirPorém, não contempla a atividade proposta... Verifique!